sexta-feira, 30 de março de 2012

O Pogrom judaico de março de 1881 na Rússia

Pesquisando sobre Marc Chagall (1887-1985), um artista judeu russo (rotulado ora como pintor da metafísica, ora como surreal), de família pobre, nascido em Vitebsk, encontrei esta pintura do artista russo Vasily Surikov - "Manhã de execução... em Streltsy", que retrata o "Pogrom" de março de 1881 - um massacre aos judeus russos. O pogrom era um massacre violento a pessoas com destruição de seu ambiente.
Coisas parecidas ocorreram nas Américas ocasionadas pelos espanhóis e ingleses, na China, na África....uma triste realidade do desejo humano pelo poder e da intolerância com outros pensamentos.
A partir deste ponto de vista de uma Rússia envolta em guerras e do amor de Chagall pela sua fé judaica, podemos começar a entender um pouco mais as suas obras...
Vasily Surikov - "Manhã de execução em 1881 em Streltsy"

quinta-feira, 29 de março de 2012

Design de Interiores - materiais para revestimento e criação

NOVO CURSO EaD DO CENTRO DE ARTES E DESIGN

Acesse nosso site e veja os conteúdos! Matrículas abertas. Totalmente à distância.

segunda-feira, 19 de março de 2012

ARTE + COTIDIANO

As experiências sensoriais da arte podem-se entrelaçar a qualquer momento com os instantâneos de nosso cotidiano.

Cor, forma, aroma,  música, movimento...sensações. Experiências sinestésicas que permeiam nossa existência e aguçam nossa mente quando nos lembram de algo já visto ou com que nos deparamos num momento presente. “Isto me lembra algo”...Quem nunca falou isto?
Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas expressões artísticas da música e artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história?
Propomos aqui um exercício de percepção, de sensibilidade...de arte! Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte!

A seguir, o Número 1 !

VAN GOGH + JOGADORES DE RUGBI

Os comedores de batatas - Vincente Van Gogh - 1885

Jogadores de rugbi em Dublin - Folha de São Paulo, 14/02/2012

 
Estava folheando o jornal Folha de SP, de 14/02/2012 quando me deparei com a fantástica fotografia de uma equipe de jogadores de rugbi da cidade Dublin. Quase uma pintura...vários homens enlamaçados, numa noite provavelmente de chuva, disputavam algo...há fome pela vitória...há tensão em seus rostos...não é hora de rir. A penumbra acompanha a cena, dando a dramaticidade necessária para perceber toda complexidade das emoções dos jovens jogadores.
Imediatamente lembro-me de Van Gogh e sua obra “Os comedores de batatas” (1885). Nesta obra da fase inicial da vida artística do pintor, o grupo está sentado à mesa para sua simples refeição. O momento é solene. Não há alegria, pois os tempos são difíceis. Sem dignidade humana, sentem-se sujos...há escuridão, sombras, não há o colorido da alegria.
Terão aqueles jogadores ganhado a partida? Terá aquele grupo de pessoas se fartado um dia num grande banquete?
As imagens sugerem somente o presente...e ele é muito forte.
Arq. Maria Pilar Arantes