segunda-feira, 25 de junho de 2012

Curso de Decoração de Interiores Presencial - MATRÍCULAS ABERTAS

Matrículas abertas para o curso presencial de DECORAÇÃO DE INTERIORES.
Acesse o site do Centro de Artes e Design - www.artesedesign.com.br e saiba mais informações.
Para receber a ficha de matrícula, escreva para cursos@artesedesign.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Poltrona MOLE - Sergio Rodrigues

Foto: Sergio e sua MOLE

Sergio Rodrigues nasceu em 1927, e provavelmente herdou do pai, Roberto Rodrigues, a irreverência e inovação. Seu pai era pintor e muito conhecido por sempre “criticar os críticos” abertamente, trazendo à tona, no início do século, a submissão do Brasil aos modelos europeus.
Sergio Rodrigues nos legou em suas obras a originalidade brasileira! Buscou não apenas materiais tipicamente nacionais, mas também o jeito informal do brasileiro. A sua mais famosa criação, a Poltrona MOLE, revela exatamente isto.
Sergio Rodrigues formou-se em 1952 em Arquitetura na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas dedicou grande parte da sua vida profissional ao design do móvel. E foi muito empreendedor.
Sergio tinha plena consciência da importância do design de interiores para a vida do homem. É sua uma das mais célebres frases: “ a arquitetura em que o planejamento do espaço interno é estudado adequadamente, não é arquitetura, é escultura”.
Sergio Rodrigues mobiliou muitas edificações públicas na época da criação de Brasília, inclusive casas de ministros e parlamentares.
 
A Poltrona MOLE, surgiu em 1957, por encomenda de um sofá feita pelo fotógrafo Otto Stupakoff, que pediu: “Sérgio, bola aí um sofá esparramado, como se fosse de sultão, para o canto do meu estúdio”. A poltrona, que foi a versão de 1 lugar do sofá com o mesmo design, não podia ser de outro jeito, não é mesmo? Ficou “a cara” do pedido.
A Poltrona MOLE explicita a característica absolutamente fundamental da produção de Sérgio: seu entusiasmo em pesquisar e encontrar soluções que satisfaçam as demandas funcionais, estéticas e psicológicas do consumidor. Trata-se de desenvolver produto confortáveis para o corpo e a alma.
A inovação da Poltrona MOLE consistia na revelação de uma identidade brasileira, por isso Sergio burlou os padrões reinantes na época que eram móveis delgados e elegantes tipo “pés-palito”. A MOLE respondia com grossura e robustez do jacarandá brasileiro, torneado em forma de fuso e com encaixes manuais. Possui percintas reguláveis em couro natural e almofadões executados em atanado fino, que permitem ao usuário moldar o corpo anatomicamente ao sentar. O trançado na estrutura das percintas em couro, remete às redes nordestinas
O nome MOLE, vem de Molenga, como os operários costumavam tratá-la na fábrica.
A Poltrona MOLE é o que chamamos uma típica “peça de design”, têrmo utilizado para se referir a objetos que ficaram consagrados na história do design, por suas características únicas em relação à estética, por seu arrojamento em relação aos hábitos da época e por sua identidade forte.
Apesar do nome, Sergio diz que “não foi nada mole projetar a MOLE”.

Fonte: Cals, Soraia. Sergio Rodrigues. Rio de Janeiro: S.Cals, 2000.

Por:  Profa. Arq. Maria Pilar Arantes
CENTRO DE ARTES E DESIGN

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prazer, sou Luís XV

Não, não sou o rei, sou a POLTRONA LUÍS XV !!!

Figuras acima: poltronas Luís XV

Atualmente inúmeros móveis e objetos de linhas clássicas tem recebido o título de “estilo Luís XV”, mas nem todos são! Se você trabalha com design de mobiliário ou decoração, cuidado com o uso de termos errados!
A poltrona em questão foi criada no início do século XVIII para compor a decoração dos palácios do rei francês Luís XV.
Ela se diferencia das poltronas anteriores especialmente pelas inovações em conforto (observe nas imagens):
- assento largo, para não amarrotar as vestimentas da época;
- encosto levemente reclinado;
- e a grande novidade: braços estofados, proporcionando um apoio macio.

 
Além das características citadas, sua estética também é marcante:
- excesso de linhas curvas e detalhadas em seus contornos;
- estrutura dourada;
- pernas baixas e arqueadas;
- estofamento forrado com tapeçaria ricamente trabalhada.

Figuras acima: poltronas em estilo Luís XV


A poltrona Luís XV é uma das peças de mobiliário mais reproduzidas ao longo da história. Atualmente ela está presente na decoração, tanto em ambientes de estilo clássico, como em ambientes ecléticos. Com aprimoramentos ergonômicos, ela pode manter seu visual clássico ou aparecer “repaginada” com cores, tecidos e materiais atuais.

Profa. Ms. Aletea Hoffmeister Mattes
Coordenadora do Centro de Artes e Design