sábado, 22 de março de 2014

ARTE + COTIDIANO - Edição número 14

Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história?

Através da série de artigos ARTE + COTIDIANO propomos um exercício de percepção, de sensibilidade... Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte! A seguir, o Número 14!

OSCAR NIEMEYER - LITERATURA E ARTE



“Quando eu tento explicar um projeto por escrito e vejo que não ficou bom, eu volto pra prancheta.” (Oscar Niemeyer)

Esta frase do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer grita como um alerta aos arquitetos, aos designers, aos decoradores, mas também a todos os profissionais!
A leitura amplia sua capacidade intelectual. Para as disciplinas que envolvem a inovação, a literatura entra como um aditivo eficaz, pois usa a imaginação do leitor que “vê com os olhos da mente”, que sente sem precisar tocar, que se emociona sem precisar ter o objeto à sua frente. Não serão estes os grandes ingredientes dos maiores projetos de que se tem notícia? Não serão estes projetos a materialização da imaginação de um artista?
Como disse também o poeta Ferreira Goulart, referindo-se à habilidade de Oscar Niemeyer em antecipar no papel o que se vai sentir depois do projeto pronto:  “...quando o arquiteto projeta no papel,  ainda não tem total certeza do que vai se tornar. E o arquiteto que consegue com todos aqueles volumes no papel atingir as emoções reais das pessoas desse jeito, é um craque.”

Palácio da Alvorada - Brasília/ DF.


“Quando você lê, consegue explicar melhor o seu projeto, consegue interpretar um texto.” (Oscar Niemeyer)

Niemeyer atribui à leitura grande parte da capacidade do arquiteto em explicar seus projetos. O termo técnico que se utiliza para isto é o Memorial Justificativo. Se você consegue justificar bem seu projeto com palavras, então ele está bom, tem um conceito. E não se trata de “descrever” o que tem no projeto (piso de cimento, janela de madeira, etc), pois a isto chamamos “Memorial Descritivo”.

 “A arquitetura não se explica só pelo desenho, é preciso escrever sobre ela.” (Oscar Niemeyer)

Niemeyer cria que a arquitetura não precisa ser instantaneamente compreendida. Na maior parte das vezes é necessário explicá-la com palavras. Quem lê se expressa melhor.

“Arquitetura é imaginação.” (Oscar Niemeyer)
O que mais pode mexer com a imaginação de uma pessoa, senão um bom livro?

Oscar Niemeyer durante a construção da Catedral de Brasília / DF.


“As surpresas são as principais características da obra de arte.” (poeta francês Charles Baudelaire citado por O. Niemeyer)

Só há surpresa, quando há novidade, quando acontece algo pelo que não se espera. Por mais que a funcionalidade seja um atributo moderno imprescindível à arquitetura e ao design, a SURPRESA, o NOVO, ainda é o maior objeto de desejo dos artistas.

Mas dará a leitura benefícios somente à criatividade dos artistas?
Mesmo que você não seja um arquiteto, um designer, decorador, ou qualquer outro artista, a sua vida é carregada de situações onde a imaginação é exigida num grau máximo. Um advogado, um administrador, um médico, todos precisam da criatividade para encontrar soluções onde tudo parecia comum ou até mesmo perdido.  A criatividade é um ingrediente imprescindível à “graça” que esperamos desta vida.

Vamos à leitura!

Fonte: Todas as frases atribuídas a Oscar Niemeyer foram retiradas do Documentário: “Oscar Niemeyer – o arquiteto do século”

Por :
Profa. Arq. Maria Pilar Arantes
CENTRO DE ARTES E DESIGN

sábado, 8 de março de 2014

ARTE + COTIDIANO - Edição número 13

Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história?

Através da série de artigos ARTE + COTIDIANO propomos um exercício de percepção, de sensibilidade... Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte! A seguir, o Número 13!



LOUIS PASTEUR, a BAUHAUS e a ART DÉCO 

Louis Pasteur (1822 – 1895), o famoso químico francês, responsável pela "teoria dos germes" na qual as doenças foram associadas a um tipo de germe específico cada, e que marcou a medicina moderna e despertou para a importância das práticas de higiene, influenciou também a estética dos interiores com esta sua descoberta.

Os ambientes muito fechados, com excessos de tecidos, muitos objetos sobre os móveis, muitos tapetes, móveis com complexos adornos difíceis de serem limpos, eram depósitos de poeira e focos favoráveis para o desenvolvimento dos germes. Esta foi uma das conclusões que influenciou muitas decisões estéticas modernas.

Desta forma, a escola Bauhaus (1919) e o Art Déco (cerca de 1925) já incorporaram grande parte desta preocupação, apresentando pela primeira vez ambientes e móveis com superfícies mais lisas, geométricos e com menos objetos e excessos do que os clássicos tradicionais.
A arte é inter e multidicisplinar. Relaciona-se com tudo!
Ao contemplar uma obra de arte e a arquitetura da próxima vez, tente indagar-se: “Como isto se relaciona com outras áreas da vida?”

Fonte: pequena parte de documentário da BBC – “Grandes Descobertas”.
Imagem: (retrato de Louis Pasteus, ambiente Art Déco, móveis escola Bauhaus) montagem com fotos obtidas na internet, por Maria Pilar Arantes.

Por: 
Profa. Arquiteta Maria Pilar Arantes

CENTRO DE ARTES E DESIGN