segunda-feira, 18 de junho de 2012

Poltrona MOLE - Sergio Rodrigues

Foto: Sergio e sua MOLE

Sergio Rodrigues nasceu em 1927, e provavelmente herdou do pai, Roberto Rodrigues, a irreverência e inovação. Seu pai era pintor e muito conhecido por sempre “criticar os críticos” abertamente, trazendo à tona, no início do século, a submissão do Brasil aos modelos europeus.
Sergio Rodrigues nos legou em suas obras a originalidade brasileira! Buscou não apenas materiais tipicamente nacionais, mas também o jeito informal do brasileiro. A sua mais famosa criação, a Poltrona MOLE, revela exatamente isto.
Sergio Rodrigues formou-se em 1952 em Arquitetura na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas dedicou grande parte da sua vida profissional ao design do móvel. E foi muito empreendedor.
Sergio tinha plena consciência da importância do design de interiores para a vida do homem. É sua uma das mais célebres frases: “ a arquitetura em que o planejamento do espaço interno é estudado adequadamente, não é arquitetura, é escultura”.
Sergio Rodrigues mobiliou muitas edificações públicas na época da criação de Brasília, inclusive casas de ministros e parlamentares.
 
A Poltrona MOLE, surgiu em 1957, por encomenda de um sofá feita pelo fotógrafo Otto Stupakoff, que pediu: “Sérgio, bola aí um sofá esparramado, como se fosse de sultão, para o canto do meu estúdio”. A poltrona, que foi a versão de 1 lugar do sofá com o mesmo design, não podia ser de outro jeito, não é mesmo? Ficou “a cara” do pedido.
A Poltrona MOLE explicita a característica absolutamente fundamental da produção de Sérgio: seu entusiasmo em pesquisar e encontrar soluções que satisfaçam as demandas funcionais, estéticas e psicológicas do consumidor. Trata-se de desenvolver produto confortáveis para o corpo e a alma.
A inovação da Poltrona MOLE consistia na revelação de uma identidade brasileira, por isso Sergio burlou os padrões reinantes na época que eram móveis delgados e elegantes tipo “pés-palito”. A MOLE respondia com grossura e robustez do jacarandá brasileiro, torneado em forma de fuso e com encaixes manuais. Possui percintas reguláveis em couro natural e almofadões executados em atanado fino, que permitem ao usuário moldar o corpo anatomicamente ao sentar. O trançado na estrutura das percintas em couro, remete às redes nordestinas
O nome MOLE, vem de Molenga, como os operários costumavam tratá-la na fábrica.
A Poltrona MOLE é o que chamamos uma típica “peça de design”, têrmo utilizado para se referir a objetos que ficaram consagrados na história do design, por suas características únicas em relação à estética, por seu arrojamento em relação aos hábitos da época e por sua identidade forte.
Apesar do nome, Sergio diz que “não foi nada mole projetar a MOLE”.

Fonte: Cals, Soraia. Sergio Rodrigues. Rio de Janeiro: S.Cals, 2000.

Por:  Profa. Arq. Maria Pilar Arantes
CENTRO DE ARTES E DESIGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário