sábado, 8 de março de 2014

ARTE + COTIDIANO - Edição número 13

Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história?

Através da série de artigos ARTE + COTIDIANO propomos um exercício de percepção, de sensibilidade... Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte! A seguir, o Número 13!



LOUIS PASTEUR, a BAUHAUS e a ART DÉCO 

Louis Pasteur (1822 – 1895), o famoso químico francês, responsável pela "teoria dos germes" na qual as doenças foram associadas a um tipo de germe específico cada, e que marcou a medicina moderna e despertou para a importância das práticas de higiene, influenciou também a estética dos interiores com esta sua descoberta.

Os ambientes muito fechados, com excessos de tecidos, muitos objetos sobre os móveis, muitos tapetes, móveis com complexos adornos difíceis de serem limpos, eram depósitos de poeira e focos favoráveis para o desenvolvimento dos germes. Esta foi uma das conclusões que influenciou muitas decisões estéticas modernas.

Desta forma, a escola Bauhaus (1919) e o Art Déco (cerca de 1925) já incorporaram grande parte desta preocupação, apresentando pela primeira vez ambientes e móveis com superfícies mais lisas, geométricos e com menos objetos e excessos do que os clássicos tradicionais.
A arte é inter e multidicisplinar. Relaciona-se com tudo!
Ao contemplar uma obra de arte e a arquitetura da próxima vez, tente indagar-se: “Como isto se relaciona com outras áreas da vida?”

Fonte: pequena parte de documentário da BBC – “Grandes Descobertas”.
Imagem: (retrato de Louis Pasteus, ambiente Art Déco, móveis escola Bauhaus) montagem com fotos obtidas na internet, por Maria Pilar Arantes.

Por: 
Profa. Arquiteta Maria Pilar Arantes

CENTRO DE ARTES E DESIGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário