quinta-feira, 5 de abril de 2012

ARTE + COTIDIANO

As experiências sensoriais da arte podem se entrelaçar a qualquer momento com os instantâneos de nosso cotidiano.
Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história?
Propomos aqui um exercício de percepção, de sensibilidade... de arte! Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte!
A seguir, o Número 2 !


CHRISTO e JEANNE CLAUDE

O movimento para dentro da cidade é contínuo na arte, tanto que, na atualidade, muitos artistas têm a urbanidade intrínseca a seus projetos.

O casal de artistas Javacheff Christo e Jeanne-Claude há décadas realizam  intervenções urbanas que são resultado da elaboração de uma longa série de “empacotamentos” de monumentos, construções e espaços de passagem.

Através dos trabalhos do casal podemos compreender que a cidade permite uma aventura na imaginação! Com a presença inesperada de novos elementos com cores que se destacam do cenário em que são colocados, os trabalhos podem provocar entusiasmo ou desaprovação, mas, de qualquer forma, trazem algo de inusitado à paisagem cotidiana.

Quantas pessoas já haviam baixado o olhar para ver os semicírculos e as bordas angulosas que dão sequência aos vãos da Pont Neuf, em Paris, “embrulhada” durante 14 dias pelos artistas e seus colaboradores em 1985? Curiosamente, ao ser coberta, a arquitetura foge da aparência cotidiana, e suas formas são reveladas


Christo e Jeanne-Claude. The Pont Neuf Wrapped, 1975-85.


O empacotamento de um prédio é algo tão surreal que chama a atenção dos passantes, mesmo  lhes sendo um local imensamente familiar; foi o que aconteceu em Berlim em 1995, quando o prédio do Reichstag foi “escondido”.

Os milhares de habitantes que circularam a obra já haviam elevado os olhos e apreciado seu contorno simétrico? E quantos já teriam percebido o volume dos adornos, projetado para fora das paredes?

Nesses e em outros projetos em que atuam sobre o cotidiano com propostas engajadas na escala da cidade, Christo e Jeanne-Claude não apenas dão destaque a ele, mas criam um reforço estético de efeito impactante, explicitando o convite para que o público olhe para o lugar onde vive, experienciando uma poética incomum.

Christo e Jeanne-Claude. Wrapped Reichstag, 1971-95.

E nós? Temos exercitado um olhar poético pelos locais nos quais andamos?
Aletea Hoffmeister Mattes
Mestre em Teoria e História da Arte
Professora de Design de Interiores
CENTRO DE ARTES E DESIGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário