segunda-feira, 14 de maio de 2012

Banheiro ecológico que não utiliza água - Peepoo

 
 
Um banheiro ecológico foi apresentado no Fórum Mundial da Água, realizado em março na França, como uma das dezenas de soluções fáceis e inovadoras que podem mudar a vida de milhares de pessoas que ainda sofrem com a falta de água potável e ...de sistema sanitário.

 Batizado de Peepoo, o banheiro, que não precisa de água, foi desenhado pelo arquiteto sueco Anders Wilhemson. O Peepoo é composto de um pequeno assento plástico e de uma sacola plástica biodegradável que contém em seu interior grânulos de ureia, um produto que decompõe a matéria fecal e a urina e as transforma em nutrientes.
Uma vez utilizado, o dispositivo pode ser transformado em uma fonte de adubo, o que também ajuda a aliviar a crescente pressão sobre a água na agricultura, provocada pelo galopante aumento da população mundial.

 A bolsa biodegradável, que custa cerca de três centavos de dólar, já transformou, ao meno em alguns aspectos, a vida diária dos habitantes de Kibela, um bairro da periferia da cidade Nairóbi, no Quênia, que a utilizam há um ano.
Antes os habitantes desta favela faziam suas necessidades em qualquer lugar, entre os arbustos, perto dos casebres.
Neste bairro, as bolsas utilizadas são recolhidas em grandes sacolas e utilizadas depois como fertilizantes para a agricultura. Por cada bolsa que serve de fertilizante, a família recebe um centavo. Agora já nã há mais cheiro ruim e os riscos de epidemia de diarreia caíram.

 O dispositivo será testado também no Haiti, devastado em 2010 por um terremoto.

 (Fonte: Jornal do Encanador - no. 154/ abril 2012)

http://www.peepoople.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário