sábado, 12 de janeiro de 2013

ARTE + COTIDIANO - Edição número 8

As experiências sensoriais da arte podem se entrelaçar a qualquer momento com os instantâneos de nosso cotidiano. Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história? Através da série de artigos ARTE + COTIDIANO propomos um exercício de percepção, de sensibilidade... de arte! Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte! A seguir, o Número 8 !


Alceu Penna
O brasileiro ilustrador e estilista que marcou uma época!
São muitos os talentosos artistas que criaram modas e criam até hoje! Alceu Penna foi um desses! 
 
Mineiro, nascido em Curvelo em 1915, Alceu Penna já gostava de desenhar desde a infância. Com o giz de alfaiate, emprestado de seu vizinho, Alceu Penna fazia desenhos nas calçadas de sua cidade e, na escola, seu traço já era admirado. Anos depois, em 1932, foi para o Rio de Janeiro, estudou Arquitetura e, em seguida, passou a criar cartazes e cenários para os shows do Cassino da Urca.
 
Em 1933, passou a fazer ilustrações para a revista O Cruzeiro e, em 19 de novembro de 1938, as chamadas Garotas do Alceu ganhavam as páginas da revista, influenciando as jovens brasileiras que, fascinadas pelos modelos criados pelo artista, tentavam vestir-se e pentear-se da mesma maneira.
 
  
 
As Garotas do Alceu eram irreverentes, alegres, cheias de charme e procuravam retratar a realidade e os desejos das mulheres da época. As legendas tinham bom humor e as garotas revelavam-se maliciosas nas frases de colaboradores como Accioly Neto, Edgar de Alencar, Maria Luiza Castelo Branco e Millôr Fernandes, que assinava com o pseudônimo de Vão Gôgo.
 
 
 

Amigo de Carmem Miranda, Alceu Penna criava também figurinos e fantasias e, em 1946, embarcou para Paris como correspondente de moda da revista. Desenhou para O Cruzeiro até 1964, quando, então, tornou-se estilista da Rhodia, criando modelos de roupas para os memoráveis desfiles e shows da empresa. Para o show Momento 68, Alceu Penna criou, em menos de dois meses, cerca de duzentas roupas, participando desde a estamparia até a confecção das mesmas.
O mineiro de Curvelo ilustrou páginas de moda com seus croquis e desenhou também para as revistas A Cigarra e Tricô e Crochê, realizou inúmeros outros trabalhos ainda na década de 1970 e faleceu em 13 de janeiro de 1980, sendo homenageado em 1983 no Palácio das Artes de Belo Horizonte com a exposição Garotas, onde foram exibidos 140 originais da revista O Cruzeiro.
 
 
Em 2004, Gonçalo Júnior publicou a biografia do ilustrador no livro Alceu Penna e as Garotas do Brasil – Moda e Imprensa – 1933/ 1980.
Fonte: Sabino, Marco. Dicionário da Moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Por :  Arq. Maria Pilar Arantes - Centro de Artes e Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário