domingo, 28 de outubro de 2012

ARTE + COTIDIANO - Edição número 7

As experiências sensoriais da arte podem se entrelaçar a qualquer momento com os instantâneos de nosso cotidiano. Como podemos relacionar as artes visuais com as experiências do cotidiano? Quais são os elementos marcantes nas artes visuais que podem ser percebidas nos eventos diários ou na história? Através da série de artigos ARTE + COTIDIANO propomos um exercício de percepção, de sensibilidade... de arte! Estimular o pensamento por conceito. Trabalhar a mente para fazer analogias. Ampliar sua criatividade. Em tudo enxergar a arte! A seguir, o Número 7 !

PIEDADE!!!
A vida, a fotografia e arte em sincronia.


Uma das formas de apresentação (ou, linguagens...) da fotografia contemporânea (veja: UMA DAS...) é a fotografia legalizada como arte e que pode inspirar-se em obras de arte, onde as situações aparecem e podem ser ajustadas para fazer referência às obras conhecidas.

Um fotógrafo que utilizou esta linguagem é Samuel Aranda (1979 - ), de Santa Coloma de Gramanet (Barcelona - Espanha).
Com uma fotografia sua que retratou uma mulher confortando um parente ferido durante os protestos contra o presidente do Iêmen em 2011 (abaixo), publicada no jornal The New York Times, Aranda ganhou o premio “Photo of the Year” pela World Press, em 2011.


A estreita semelhança, tanto visual quanto conceitual com a escultura de Michelangelo, Pietá, impressiona!


Pietá – Michelangelo Buonarotti – 1498-1499 – Basílica de São Pedro – Vaticano.
 

Fonte do tema: Conferência sobre fotografia com Michel Poivert – “A fotografia contemporânea – uma corrente artística ou cultural?” – Florianópolis, Teatro Álvares de Carvalho, 27 de outubro de 2012.

Por: Profa. Arq. Maria Pilar Arantes
Centro de Artes e Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário